Olá amigas pescadoras e amigos pescadores, hoje quero compartilhar com vocês uma das experiências mais mágicas da minha vida, venho contar-lhes de um encontro que me fez tremer toda, o meu primeiro encontro com a pirarara. Encontro este que eu sonhava desde que comecei a pescar, pois este é um peixe que eu sempre via em fotos, programas de pesca e sonhava em fisgar uma, em sentir a emoção de estar cara a cara com esta monstra dos rios e pesqueiros.
Então em visita a cidade de Caldas Novas - GO, onde fui prestar uma prova de um concurso, decidi ir pescar para relaxar a alma e me preparar para prova no dia seguinte, minha intenção desde o inicio era apenas relaxar, passar um dia gostoso na beira do lago, sem me preocupar com prova, ou conteúdos a ser estudados. Assim, junto com meu esposo parceiro de todas as pescarias e meus tios fomos passar o dia no Pesque e Pague do Amigos, chegamos já era perto de umas 9:00 h, arrumamos a tralha na beira do lago maior, onde inciamos a pescaria.
Dia estava bem fechado com alguns momentos de chuva fina, mas nada que atrapalhasse a pescaria. Vara arrumada, primeiro arremesso, e a boia afundou na mesma velocidade que caiu na água e os trabalhos estavam abertos e depois de alguns minutos eis que sai um belo tambaqui para fotos.
Com alegria de já no primeiro arremesso fisgar um lindo tambaqui, continuamos a pescar, meu tio ficou tão impressionado com o peixe fisgado, que logo já mudou de ideia e resolveu arrumar seu equipamento para pescar também. A pesca na superfície neste lago de cima é sensacional, peixes pequenos, mas no entanto ação o tempo todo. Pescamos neste lago até no horário do almoço.
Fizemos uma pausa para saborear um comida deliciosa. e tive o prazer de experimentar uma porção de cebola empanada que é de comer rezando, de tão boa que é, nunca havia comido nada igual.
Terminamos o almoço e decidimos conhecer o famoso lago da pirararas um lago bem menor localizado na parte de baixo do clube. Pegamos as tralhas e descemos para o "Laguinho", escolhemos o penúltimo quiosque ajeitamos a tralha e linhas na água novamente afinal, anzol fora da água não pega peixe.
E logo nos primeiros arremessos o meu tio fisgou um peixe bem nervoso, e brigador, podia ser uma tamba grande, mas havia a possibilidade de ser uma bela pirarara, então ficamos na tentativa de adivinhar o que era, quando de repente se aproxima da margem do lago uma linda pirarara, desfilando com seu rabo vermelho. Minhas pernas ficaram bambas, meu coração acelerou, até parecia que aquela pirarara estava fisgada na minha linha. Fiquei ansiosa a espera que aquela princesa saísse para que eu pudesse fazer um belo registro da sua ilustre presença. E eis ai a bela pirarara, que é ainda mais linda quando a olhamos de perto.
Meu coração estava ansiosíssimo, pois sabia que nesta pescaria eu teria a chance de ter o meu encontro tão desejado e sonhado com o peixe que sempre sonhei em fisgar a dona pirarara. Continuamos a pescaria, e contrariando todos os demais pescadores que ali estavam, pois enquanto, todos usavam grandes pedaços de cabeça de tilápia, tilápias vivas e lambaris, nós estávamos usando como isca um pedaço de salsicha arremessado próximo ao barrando do outro lado, para isto utilizávamos uma boia arremesso/torpedo.
E eu estava bem distraída conversando com meu esposo, quando vi minha boia afundando com tudo e tome linha da carretilha, e linha e mais linha ia sendo tirada da carretilha, lembro que brinquei com meu amor, ou é um monstro de um tamba ou é uma briguenta pirarara. Claro, que todo peixe na ponta da linha é um sensação inexplicável.
No entanto, meu desejo de fisgar uma pirara e segurá-la nos braços era tanta, que quando vi um lindo rabo vermelho passar próximo ao barranco, já fui logo gritando com Ricardo e disse "amor, amor pode, pode filmar que é uma pira, uma pirarara amor..." , então a euforia, o alegria, o entusiasmo, ansiedade invadiram meu ser e minhas pernas parecia que nem respondia aos meus comandos, tremiam sem parar. Brigamos por um bons minutos, até que ela se entregou eu pude segurá-la nos braços e estar cara a cara com meu peixe dos sonhos, não tenho nem palavras para descrever o quanto fiquei feliz e emocionada, me deu até vontade de chorar. Que alegria!
Passada a euforia e alegria estampada na foto, voltamos a pescar e quem sabe fisgar mais uma belezinhas desta. Continuamos utilizando o mesmo sistema salsicha na meia água, usando a boia torpedo. E ao final do dia meu tio fisgou uma pirarara e quando estava no meio do duelo, meu esposo também fisgou uma "pira", pensa na nossa alegria seria um duble de pirarara, mas como o lago era muito pequeno elas acabaram se enroscando uma na outra, lutando para irem em sentido ao barranco do outro lado, onde faziam sua tocas para fugirem do perigo. Eles brigaram por alguns minutos com as duas enroscadas, mas uma acabou se soltando, no entanto, não era possível saber se era a fisgada pelo meu esposo ou pelo meu tio que ainda continuava na ponta da linha, assim, ambos foram trabalhando o peixe juntos, até que ela se entregou e veio dar nos o prazer de registrá-la e devolve-la a água que é seu lugar. E ao sair conseguimos ver que era a fisgada pelo tio Gildomar, a do meu amor ficou para próxima. Eis ai a menina linda fazendo posse para fotos.
E como tudo aquilo que é bom deve ser compartilhado. Claro, que compartilhamos com os companheiros de pesca a descoberta deste local sensacional, perincipalmente para pesca das belas pirararas. E os companheiros ficaram tão impressionados com nosso relato, que o desejo deles de conhecer este local maravilhoso nos fez retornar com menos de quinze dias para mais uma pescaria.
Chegamos bem cedo, e optamos para pescar um pouco no lago grande na parte de cima do pesqueiro e mais tarde iriamos para lago das pirararas. No lago maior pegamos alguns peixes menores que fizeram a festa na ceva, era o prazo arremessar a boia cevadeira e quando ela caia na água eles faziam a festa. Eis alguns dos peixes que fisgamos no lago grande.
Minha sobrinha linda - aprendendo as coisas boas da vida PESCAR. |
Então depois de muita ação com pequenos tambas, fizemos uma pausa para degustar um delicioso peixe assado, com arroz, feijão e uma poção de cebola incrível. Que almoço gostoso!
Terminamos de almoçar e descemos para lago das pirararas, organizamos nossa tralha e iniciamos a pescaria no lago, utilizando nosso sistema que foi fatal na pescaria anterior salsicha na meia água com uso da boia de arremesso. E nem tínhamos começado a pescar e meu esposo já fisgou uma linda pirara e começou a briga com a gigante que corria para barranco, tentando se entocar, mas depois de alguns minutos de briga, eis que saiu uma bela gigante para as fotos.
E as piraras neste dia lindo não paravam de dar show, e meu esposo nem havia descansado da primeira e eis que ele fisga mais uma linda pirarara para fotos.
E entre um peixe e outro, muita conversa e boas risadas, continuamos a nossa pescaria e quando menos esperávamos meu cunhado Rodrigo fisgou um belo Tambacu de aproximadamente uns 20kg, mas como ele se entregou muito rápido, ficou muito nervoso do lado de fora e acabou escapando para água antes de fazermos o registro da sua presença, por isso, não temos fotos deste bitelo. E seguimos a todo vapor com a pescaria e quando menos pensamos eis que a vara do meu esposo emborca novamente e uma nova briga é iniciada e pela força e direção que o peixe estava tomando sabíamos que era um pirarara novamente, pensa a alegria do meu esposos três pirararas numa única tarde é muita emoção para o coração do pescador. E depois de alguns bons minutos de briga eis que ela sai para ser registrada e devolvida a água.
É muita emoção para um dia só, três pirararas fisgadas em uma única tarde quanta alegria. E como ainda tínhamos muita pescaria pela tarde, voltamos a pescar e quem sabe ainda não sairia mais umas pirararas para nossa alegria. E estávamos bem distraídos conversando, quando uma das varas que estavam na espera emborcou toda, e eu corri em sua direção, quando consegui retirar a vara da espera que peso, que briga boa seria esta, pois o peixe que estava na outra ponta era um gigante. E briga vai, briga vem e eu só na curiosidade de saber que peixe estava na ponta da minha linha, quando veio a flor da água uma bela pirarara, mais uma para alegrar nossa tarde, ai o coração desta pescadora não aguenta de tanta emoção, mais um encontro com a rainha do pesqueiro, com o peixe que sempre sonhei fisgar, Oh! Quanta emoção!!! E depois de uns longos minutos de briga intensas eis que a "senhora" pirarara nos da o prazer da sua presença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário